como-financiar-um-imovel

Como financiar um imóvel: saiba qual opção é a melhor para você

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Para quem ainda não sabe como financiar um imóvel para realizar o desejo de ter um apartamento próprio, o mercado imobiliário apresenta algumas modalidades de financiamento que podem facilitar as condições de quem não pode pagar um imóvel à vista.

O consórcio, o financiamento bancário e a compra diretamente junto à construtora são algumas opções. 

A seguir, explicaremos como financiar um imóvel, quais são os critérios exigidos para o financiador e quais as melhores opções de imóveis em Campina Grande. Acompanhe!

O que deve ser considerado antes de financiar um imóvel 

Antes de entender como financiar um imóvel, é fundamental avaliar alguns pontos para determinar se esse é o melhor momento para que você e sua família realizem um investimento desse porte. A seguir, veja quais são os tópicos que devem ser ponderados no momento dessa escolha.

Conheça as necessidades da sua família

É essencial pensar se o financiamento é a opção mais vantajosa para o perfil da sua família; para isso, é necessário ter claro o orçamento mensal de todos e os planos futuros.

Fazendo esse planejamento, é possível entender se a família consegue arcar com os custos mensais das parcelas de financiamento imobiliário e se é realmente vantajoso comprar um imóvel.

Considere os gastos extras 

Ao contratar um financiamento, também é importante colocar na conta os valores de gastos extras relacionados ao imóvel. Considere que, além das parcelas do financiamento, você deve pagar tributos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Pense em longo prazo

Um dos principais benefícios de adquirir um imóvel é investir em um bem próprio. Afinal, é necessário cogitar que pode demorar até 35 anos para que o imóvel seja quitado. Por isso, é essencial manter um planejamento financeiro para conseguir pagar as parcelas do financiamento.

Leve em consideração o valor da entrada

O financiamento de um imóvel exige que você pague uma quantia de entrada, que influenciará na duração das parcelas e nas taxas de juros que serão aplicadas. Portanto, é indicado juntar um valor suficiente para pagar de 15% a 20% do preço do imóvel.

Para aprender como financiar um imóvel, é importante se atentar a alguns requisitos. Confira! 

Financiamento de imóvel: quais são os requisitos? 

Para iniciar um financiamento imobiliário, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter no mínimo 18 anos e ter uma renda, formal ou informal, que deve ser comprovada. Para isso, podem ser apresentados meios como contracheque, declaração do imposto sobre a renda da pessoa física e extrato da conta bancária.

O banco que você escolher para o financiamento também deve fazer uma avaliação de crédito, com o intuito de conhecer o seu perfil e saber se você terá condições de pagar as parcelas. Depois, a instituição bancária deve solicitar uma série de documentos a você.

Entre os documentos que serão pedidos estão o documento oficial com foto, a exemplo de RG e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Você também deverá entregar o CPF atualizado, se não constar no documento de identificação. Ainda, será necessário apresentar os comprovantes de endereço e de estado civil.

É melhor comprar à vista ou financiar? 

Cada um deve responder a essa pergunta da maneira mais adequada ao seu perfil. É essencial avaliar que, se o comprador já tiver a quantia relativa ao imóvel, adquirir à vista é a melhor opção, visto que sairá mais barato. Além de não contar com as taxas de juros, também é possível ganhar um desconto na compra à vista.  

No entanto, dificilmente os compradores contam com esse montante em mãos para fazer o investimento no bem imobiliário. Por isso, a alternativa de financiamento pode ser mais atrativa para muita gente, principalmente com a redução dos juros pela Caixa Econômica Federal

As taxas de financiamento de imóveis foram reduzidas e custam a partir de 6,5% ao ano. Somadas à Taxa Referencial, totalizam cerca de 14% ao ano. Caso consiga juntar uma boa quantia para dar de entrada no apartamento, ainda é possível diminuir as parcelas do financiamento.

Abaixo, veja as principais modalidades de financiamento para quem deseja saber como financiar um imóvel. 

Como financiar um imóvel: conheça as principais modalidades

Para aderir ao financiamento, há três possibilidades: por bancos, pela construtora ou por consórcio. Adiante, veja um pouco mais sobre cada uma dessas modalidades. 

Consórcio

O consórcio é um dos tipos de financiamento que mais crescem no Brasil. Conforme dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o sistema de consórcios bateu recorde de participantes ativos em novembro de 2020, ainda com as dificuldades enfrentadas pela crise do novo coronavírus. No setor imobiliário, o aumento foi de 3,9%.

A modalidade funciona da seguinte maneira: os consorciados pagam uma mensalidade para que um deles seja beneficiado por mês. Com isso, por um sorteio, o contemplado recebe a carta de crédito para adquirir o imóvel.

O consorciado pode ainda dar lances com o FGTS para ter mais chances de ser sorteado.

Um dos pontos positivos do consórcio é não precisar dar uma entrada. No entanto, o consorciado deve arcar com os custos das taxas de administração, seguro, adesão e fundo de reserva, conforme o que for negociado com a administradora.

Construtora

As construtoras oferecem mais flexibilidade no financiamento e, com isso, pode ser vantajoso para quem quer quitar as parcelas em um curto período de tempo. As normas para aprovação do crédito para o comprador ainda podem ser menos rígidas. 

Com a Wanderley Construções, é possível financiar o imóvel durante o período da obra, contudo, no momento da entrega, só poderá haver um saldo de no máximo 20% do valor total do imóvel.

Banco

O financiamento bancário pode ser feito em dois tipos: Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). O primeiro foi criado pelo governo federal para beneficiar pessoas de baixa renda. Os valores de financiamento devem ser menores do que R$ 500 mil, com juros que não ultrapassem 12% ao ano. 

O SFI, por sua vez, já admite que o preço do imóvel seja superior a R$ 500 mil. O crédito pode alcançar 90% do valor do imóvel, mas o comprador tem que comprovar renda proporcional. Uma das principais diferenças entre os dois sistemas é que, no caso do SFH, o comprador tem três meses de prazo para resolver a inadimplência, e no SFI, 15 dias.

Agora que você já sabe tudo sobre como financiar um imóvel, veja a melhor opção de imóveis em Campina Grande

Conheça a melhor opção de imóveis em Campina Grande 

A Wanderley Construções conta com mais de dez anos de história com obras sustentáveis, rápidas e de qualidade garantida, desde o projeto até a entrega. Além disso, adquirimos a certificação internacional ISO 9001 e a de nível nacional PBQP-H Nível A, e ambas comprovam a qualidade que ofertamos a clientes e parceiros. 

Contamos com mais de 610 unidades habitacionais em 33 mil m² de área construída. São 2.440 pessoas que confiaram em nossas obras e atestaram a nossa garantia de entrega e hoje podem chamar as nossas excelentes construções de lar.

Abaixo, confira as opções de imóvel da Wanderley Construções

Connect Residence 

O Connect Residence é uma excelente oportunidade para quem planeja morar com conforto e contar com opções de lazer perto de casa. O empreendimento é vantajoso para quem busca investir em imóveis, já que conta com ótima localização, próximo a pontos estratégicos de Campina Grande (PB).

O Connect Residence tem uma estrutura bem elaborada. O empreendimento foi idealizado para quem busca otimizar o tempo do dia a dia e ganhar mais qualidade de vida.

A estrutura do imóvel conta com sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço, dois quartos, banheiro social e um adaptado, além de uma vaga na garagem.

Ares de Cruzeiro

O Ares de Cruzeiro é o novo empreendimento da Wanderley Construções. Localizado no Cruzeiro, um dos bairros mais tradicionais da cidade, o Ares tem a maior área de lazer da cidade e uma estrutura completa dentro do condomínio.

Ficou interessado e quer saber mais informações? Entre em contato conosco pelo nosso site

Gostou deste artigo? Então confira outros títulos em nosso blog

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

x

Pré-cadastro


1
2
3
4
5

Selecione a sua cidade

© 2021 - Todos os direitos reservados