Tem vontade de morar sozinho? Confira dicas incríveis para se planejar financeiramente

como sair de casa

Morar sozinho é uma decisão muito importante e requer muito planejamento, principalmente financeiro.

É preciso decidir quando, como e qual o valor necessário para adquirir um imóvel, seja ele alugado ou comprado, além de escolher onde você quer morar e como mobiliar o seu lar.

Neste artigo, traremos dicas sobre como economizar dinheiro, se é mais viável comprar ou alugar um apartamento e como montar um planejamento financeiro. Acompanhe!

Você já sabe quais são os seus objetivos?

Como foi dito anteriormente, para realizar a compra ou o aluguel de um imóvel é muito importante que haja um planejamento financeiro, e, para que isso ocorra da maneira correta, é necessário que você estabeleça alguns objetivos.

Alugar ou comprar um imóvel?

Antes de iniciar o seu planejamento, descubra como você quer adquirir seu novo lar. Você deseja comprar um apartamento ou alugar uma casa?

Pesquise os lados positivos e negativos de cada um e qual das duas opções é mais viável para você. Lembrando que, ao comprar um apartamento, você se isenta das oscilações do mercado imobiliário e faz um investimento seguro, que pode ser aproveitado durante sua vida inteira.

Pagamento à vista, financiamento ou consórcio: qual escolher?

Outro ponto importante é considerar como será realizado o pagamento do seu apartamento ou casa nova. É preciso pontuar todos os prós e contras.

Em uma folha, escreva todas as vantagens e desvantagens de cada opção de compra e, ao final, qual seria o custo ou quanto tempo demoraria para alcançar o seu objetivo.

Quanto posso pagar mensalmente?

Antes de sair de casa, é preciso saber quanto você pode gastar mensalmente. Com muita pesquisa, você pode fazer uma simulação de qual será o seu custo fixo mensal (água, luz, condomínio etc.) e saber qual valor é confortável para seu bolso.

Confira dicas incríveis sobre como se planejar financeiramente para sair de casa

A seguir, confira algumas dicas que podem ajudar no planejamento financeiro para a compra do seu primeiro imóvel.

Pesquise todos os custos de manter uma casa

Um dos primeiros passos do planejamento é saber quanto custa manter um apartamento. Pode ser uma boa ideia fazer uma lista de prioridades, como: tamanho da casa, quantidade de cômodos e localização; depois, pesquisar qual a média de custos da área, tanto com as contas da casa quanto com as despesas, como mercado e materiais de limpeza.

Entenda que seu padrão de vida mudará

Manter uma casa não é tarefa fácil e pode ser um gasto muito alto de primeira. Então, é necessário entender que, por isso, seu padrão de vida mudará.

Talvez você não possa pedir delivery todos os fins de semana, dependendo do seu faturamento no mês, e talvez você precise comprar itens de segunda mão, como roupas e móveis para o seu novo apartamento.

Uma boa ideia é pedir ajuda à sua família e a seus amigos para que evitem convites para programas caros e o incentivem a economizar.

Separe uma quantia para a entrada da casa ou do apartamento

Caso deseje comprar um imóvel, é preciso levar em consideração que muito provavelmente você terá que pagar uma quantia de entrada para garantir a compra do seu apartamento ou da sua casa.

Por isso, planeje-se também para separar uma quantia específica a cada mês. Calcule quanto você pode separar todos os meses e por quanto tempo. Busque estabelecer um valor fixo e específico para esse objetivo, em vez de somente guardar e correr o risco de usar esse dinheiro. Você também pode investir mensalmente essa quantia, para receber juros compostos que ajudarão na compra do seu imóvel.

Pense nos gastos para mobiliar a casa

Outra parte importante da pesquisa é saber quanto custará mobiliar o seu lar. Faça uma pesquisa extensa em diversas lojas, inclusive em sites que realizam vendas de segunda mão, e use mecanismos de buscas para encontrar quais oferecem o melhor custo-benefício.

Você pode também contar com a ajuda de amigos e familiares e fazer um chá de casa nova, como é popularmente realizado em todo o Brasil.

Tenha controle dos seus custos

A melhor forma de ter uma visão ampla de todos os seus gastos e suas finanças é tendo um controle dos seus custos.

Atualmente, há várias formas de ter o controle dos seus gastos. Você pode utilizar planilhas, que são uma forma gratuita e simples de controlar suas despesas, ou pode usar da enorme gama de aplicativos de controle financeiro.

Além das opções citadas, muitas pessoas escolhem anotar suas despesas em um caderno. O importante é escolher o que melhor se adequa para você.

Se você puder, peça ajuda de familiares ou amigos

É sempre bom contar com a família e os amigos e, nesse passo tão importante na sua vida, não tenha medo de pedir a ajuda deles.

Você pode pedir ajuda para mobiliar sua casa ou para custear alguns eletrodomésticos, ou pode oferecer pequenos serviços em troca de um pagamento, como serviços de jardinagem, limpeza ou até ser um secretário particular.

Tenha uma renda extra

Para que o seu desejo se realize ainda mais rápido, é bom ter alguma fonte de renda extra para complementar com o valor mensal a ser guardado.

Você pode vender doces, como brigadeiro, no seu local de trabalho ou escola, utilizar revistas de cosméticos para comercializar produtos no seu bairro ou dar aula de reforço escolar de alguma matéria que você domina o conteúdo.

Veja dicas para diminuir as despesas do seu lar

Mesmo após adquirir o tão esperado imóvel próprio, as despesas ainda devem aparecer; então, trouxemos mais algumas dicas para você economizar no dia a dia do seu novo lar.

Aprenda a decorar por conta própria

Ter uma casa bem decorada é a vontade de muitos; entretanto, antes de pagar alguém para decorar, você pode tentar decorar o seu lar da forma que deseja.

Busque referências na internet, em redes sociais como o Pinterest, onde você pode criar pastas para salvar todas as suas inspirações.

Cuide da sua alimentação

Sabemos que é difícil achar tempo para cozinhar depois de um longo dia de trabalho, porém é importante pensar que isso sempre sairá mais barato do que pedir delivery ou almoçar na rua.

Crie o hábito de economizar em tudo

Economizar não se trata apenas de guardar dinheiro, mas também de ter um hábito de escolher opções com melhor custo-benefício.

Crie o hábito de pesquisar preços em diversos lugares e/ou pesquisar por cupons de desconto e promoções. Além de economizar na hora comprar algo, é importante tentar reduzir o consumo de água, luz e gás, por exemplo.

Crie o hábito de apagar a luz quando sair de um cômodo, tomar banhos mais curtos e cozinhar uma quantidade maior de comida para durar a semana toda.

Aprimore suas habilidades de limpeza

Às vezes, o valor de uma diarista que vai em sua casa uma vez por mês pode ser o preço das compras de mercado da semana.

Portanto, tente aprender a tomar conta da sua casa sozinho, a limpar, lavar roupa, mantê-la organizada. Um jeito prático de fazer isso é estabelecendo uma rotina de limpeza.

Conheça as melhores opções da Wanderley Construções para conquistar a sua independência

A Wanderley Construções conta com excelentes apartamentos esperando para ser ocupados por você e sua família. Conheça algumas das melhores opções da construtora.

Connect Residence

Connect Residence

O Connect Residence fica localizado no bairro de Bento Figueiredo, em Campina Grande, e tem uma linda estrutura interna, com dois quartos, banheiro social, salas de estar e jantar integradas, cozinha, e área externa privativa para as opções TOWNHOUSE. 

Além disso, a área de lazer oferece playground, brinquedoteca, espaço pet, horta coletiva, academia, pista de caminhada, piscinas adulto e infantil, snooker bar, coworking e praça de convivência.

Ares de Cruzeiro

Ares de Cruzeiro

O Ares de Cruzeiro é uma realização da Duo, construtora que surgiu da união da Wanderley Construções com a Convive Inovação Construtiva, localizado no bairro do Cruzeiro, que está em constante expansão.

Esse empreendimento foi pensado especialmente para deixar a vida dos seus moradores mais leve e prática; portanto, conta com uma infraestrutura completa, com diversos itens de comodidade e lazer, como uma mini quadra poliesportiva, bicicletário, espaço pet, brinquedoteca, salão de jogos, play kids, duas piscinas, hidromassagem, espaço chef e coworking.

Conquistar a independência não é algo fácil, entretanto, com muito planejamento e esforço, é um desejo possível de ser alcançado. Seguindo as nossas dicas, certamente será muito mais simples adquirir o seu próprio lar.

Surgiu alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo nosso site.

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog:

x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua cidade

© 2021 - Todos os direitos reservados