principais custos de um apartamento

Conheça os principais custos de um apartamento e entenda como se organizar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Antes de adquirir um apartamento, é muito importante conhecer quais são os custos específicos deste tipo de imóvel.

Tanto quem deseja comprar um apartamento como um investimento quanto quem pretende morar precisa entender quais são as despesas para se organizar e não ser surpreendido.

Selecionamos neste artigo os principais custos de um apartamento para que você consiga fazer um planejamento eficiente do seu orçamento.

Principais custos de um apartamento para quem quer comprar um imóvel

Quem quer realizar o sonho da casa própria comprando um apartamento deve se preparar para arcar com os custos iniciais e as despesas fixas.

Corretagem

É muito importante que os compradores optem por imóveis que sejam vendidos por corretores ou imobiliárias, mesmo com a taxa a ser paga. 

A negociação direta com o proprietário, apesar de geralmente apresentar valores mais competitivos, pode deixar passar irregularidades que precisarão ser resolvidas pelo novo proprietário em algum momento.

Registro do imóvel

Emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis, esse documento comprova legalmente quem é de fato o proprietário do apartamento.

O valor para a emissão deste registro é variável, pois depende de outros tributos, que mudam de acordo com cada estado brasileiro.

Geralmente, custa até 3% do valor total do imóvel.

ITBI

O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) geralmente deve ser pago pelo comprador. Essa taxa é cobrada toda vez que a propriedade de um apartamento ou uma casa é transferida de uma pessoa para outra. De forma geral, o valor do ITBI fica entre 2 e 4% do valor total do imóvel, o que depende da determinação de cada município.

Escritura pública

Esse documento comprova o ato jurídico ou acordo realizado entre o comprador e o vendedor do imóvel. O valor depende da tabela do Cartório Tabelionato da região onde o imóvel fica.

A escritura é exigida para transações imobiliárias, de acordo com a lei, registrando o valor total do imóvel e a forma de pagamento acordada entre as partes.

Financiamento

Entre os principais custos de um apartamento está o financiamento imobiliário. Quando o apartamento não é quitado à vista, os compradores fazem uso de financiamentos imobiliários para pagar o valor em parcelas que cabem no bolso.

As prestações do financiamento podem estar presentes durante décadas no orçamento do comprador e, por isso, devem ser sempre incluídas no planejamento financeiro de longo prazo.

IPTU

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é um valor cobrado por imóveis que ficam localizados na região urbana.

O valor do IPTU varia de uma casa para outra porque é definido a partir de um cálculo que multiplica o valor venal do imóvel pela alíquota, percentual tributário estabelecido pelos municípios.

Condomínio

As vantagens de um apartamento, como área de lazer e mecanismos de segurança, têm um custo e, por isso, cada apartamento deve pagar uma taxa mensal de condomínio.

O valor é definido de acordo com as necessidades e os serviços de cada empreendimento e deve ser considerado uma despesa fixa.

Principais custos de um apartamento para quem quer alugar um imóvel

As pessoas que desejam morar em um apartamento alugado devem se planejar para arcar com algumas despesas fixas. Confira os principais custos de um apartamento.

Aluguel

O valor do aluguel é pago mensalmente para o proprietário do imóvel ou para o corretor de locação. Esse valor, a depender do contrato, pode sofrer alterações anuais ou dentro do prazo estabelecido.

Energia

A conta de energia vai chegar todo mês e pode variar de acordo com o consumo da casa. Alguns contratos de locação podem incluir o valor da conta de luz já no aluguel, mas essa é uma prática cada vez menos adotada, justamente porque o valor pode variar muito de um mês para o outro.

Água

O consumo de água também é um dos principais custos de um apartamento e pode variar de acordo com a quantidade de pessoas que residem na casa e com a forma como fazem uso deste recurso.

Assim como a conta de energia, alguns proprietários podem incluir o valor da água já no aluguel, como uma forma de se destacar no mercado imobiliário.

Gás

Com o constante aumento do valor do botijão de gás, os apartamentos que têm gás encanado podem possibilitar uma economia interessante, já que os moradores pagam apenas pela quantidade que consomem.

Internet

Um recurso cada vez mais importante para uma família é a internet residencial. Muitos acabam se esquecendo de incluir o valor da internet no planejamento financeiro para morar em um apartamento.

É importante escolher um plano que atenda às necessidades e caiba no orçamento mensal.

Alugar um imóvel: o que é gasto do inquilino e do dono do apartamento

De acordo com a Lei nº 8.245/91, conhecida como a Lei do Inquilinato, existem algumas responsabilidades que são exclusivas do inquilino e outras que devem ser direcionadas para o proprietário do imóvel.

Proprietário

O dono do imóvel deve arcar com o pagamento de taxas de intermediação e administrativas que extrapolam o valor do condomínio, instalações de equipamentos de segurança, pinturas das fachadas, reformas ou ampliação estrutural do imóvel e IPTU.

A depender do contrato, algumas dessas despesas podem também ser direcionadas para o inquilino, mas em primeiro momento são de responsabilidade dos donos.

Inquilino

Quem aluga um apartamento deve arcar com os principais custos de um apartamento e todos os danos que forem causados durante o período em que reside no imóvel. Além disso, os inquilinos não podem fazer quaisquer alterações estruturais no imóvel sem a autorização prévia do proprietário.

Os moradores de aluguel devem arcar com todas as despesas de água, luz, gás, internet, manutenção para reparação da parte hidráulica, elétrica e mecânica, entre outras.

É importante que as partes estejam atentas ao contrato e priorizem a descrição clara de quais despesas ficarão sob a responsabilidade do inquilino e do proprietário para evitar surpresas e desgastes.

Pensando em comprar um imóvel? Conheça as opções da Wanderley Construções

Para morar em Campina Grande, uma das cem cidades eleitas como as melhores do Brasil, é importante escolher o bairro do imóvel de acordo com as suas necessidades e preferências.

A Wanderley Construções, além de possibilitar a compra de apartamentos com parcelamento da entrada, constrói imóveis nos melhores bairros da cidade, garantindo a segurança e a satisfação dos moradores.

Ares de Cruzeiro

Os moradores deste empreendimento contam com diferenciais como mini quadra poliesportiva, bicicletário (com quatro bicicletas compartilhadas), espaço pet, praça teen, horta coletiva, pomar, brinquedoteca, salão de jogos e espaço beleza.

Localizado na Rua Francisco Alves, 1550, no bairro Cruzeiro, é um verdadeiro resort urbano que conta com dois quartos, banheiro social, salas de estar e jantar integradas, cozinha, e área de serviço integradas, além de opção com área externa privativa.

Connect Residence 

Os apartamentos do Connect Residence têm dois quartos, sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço, e banheiro social, além de contar com banheiro adaptado nas opções PNE. Para quem gosta de mais espaço, há ainda opção com área externa privativa. 

Localizado na Rua Inalda Meira Gayoso, no bairro Bento, o condomínio conta com uma área social completa com três ambientes gourmets com churrasqueira, snooker bar, piscinas (adulto e infantil), playground, espaço pet (pet care), brinquedoteca, delivery room, coworking, horta coletiva, academia, pista de caminhada e praça de convivência.

Entre em contato conosco

A Wanderley Construções já construiu 33.000 m² distribuídos em mais de 610 unidades habitacionais. São dez anos de experiência desenvolvendo e executando projetos que seguem altos padrões de qualidade e segurança.

Agora que você já conhece os principais custos de um apartamento, escolha um dos imóveis da Wanderley Construções. Para mais informações, entre em contato conosco pelo nosso site.

Até a próxima!

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua cidade

© 2021 - Todos os direitos reservados