Quer sair do aluguel? Saiba como usar o seu FGTS para comprar um imóvel

Quer sair do aluguel? Saiba como usar o seu FGTS para comprar um imóvel

A cada dia, realizar o sonho da casa própria fica mais fácil, principalmente devido às diversas possibilidades de financiamento. Além disso,  existe a oportunidade de usar o seu FGTS para comprar um imóvel.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício concedido aos trabalhadores de carteira assinada e pode ser sacado em alguns momentos pontuais, como na compra do primeiro imóvel.

Muitas empresas aceitam o FGTS como entrada do financiamento e, atualmente, ele é um dos meios mais utilizados para isso.

Veja, a seguir, um passo a passo de como usar o FGTS para comprar o seu imóvel, quais tipos de imóveis podem ser comprados e, ao final, confira a melhor opção de empreendimento para você. Acompanhe!

Passo a passo de como usar o FGTS para comprar imóvel

Muitas pessoas acham que usar o FGTS para comprar um imóvel é algo difícil, entretanto, é bem simples e rápido. Veja o passo a passo:

  1. Consulte seu saldo: faça a consulta do seu saldo e entre em contato com o banco para saber quanto pode ser usado na compra do imóvel.
  2. Junte todos os documentos: após se certificar de que o seu FGTS pode ser utilizado como pagamento do seu imóvel, basta reunir toda a documentação necessária.
  3. Aprovação: quando toda a sua documentação for aprovada e aceita pelo banco, é só escolher seu imóvel e efetuar a compra.

Alguns bancos podem demorar um pouco para analisar a documentação e confirmar a aprovação, mas a maioria dos financiadores faz uma análise com prazos mais curtos.

Confira, a seguir, algumas etapas importantes antes de efetuar a compra do seu imóvel com o FGTS.

Verifique se você está dentro dos requisitos

Para poder usar o FGTS para comprar um imóvel, há alguns requisitos básicos, como:

  • ter, no mínimo, três anos de trabalho pagando o FGTS. Esses três anos podem ser consecutivos ou não.
  • não ter nenhum financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
  • não ser proprietário de nenhum imóvel, em andamento ou já concluído, no município onde mora ou onde trabalha
  • não usar o FGTS para comprar um imóvel comercial e nem para reformar o atual imóvel.

Reúna a documentação necessária

Confira quais são os documentos necessários para efetuar o financiamento utilizando o FGTS:

Todos esses documentos precisam ser apresentados ao seu banco ou financiador. Após serem analisados e aprovados, você já pode se preparar para a escolha do seu primeiro imóvel.

Entenda as condições de amortização

Também é possível, caso você deseje, usar o seu FGTS para quitar a dívida total ou parcial do financiamento, mas somente se ele for realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Outro uso para o seu FGTS é para a diminuição de até 80% das parcelas durante um ano; mas, assim como na amortização, isso só é possível caso o financiamento seja realizado pelo SFH.

Faça a vistoria do imóvel com um profissional

Antes de ter acesso ao seu imóvel, seja ele novo ou usado, é necessária uma vistoria completa feita por um profissional, para que haja garantia de que sua casa ou seu apartamento esteja de acordo com todas as normas e pronto para moradia.

Na vistoria, são verificadas fiações, portas e janelas, encanamento e todas as outras condições que asseguram que você e toda a sua família tenham uma moradia segura e confiável.

Pesquise o melhor tipo de financiamento para completar o valor

Se você deseja usar o FGTS para comprar o seu imóvel, é importante que conheça os tipos de financiamento que aceitam esse benefício.

  • CCA – Carta de Crédito Associativa: concedida a pessoa física. Nessa modalidade, o financiamento é feito sem o imóvel estar construído.
  • CCI – Carta de Crédito Individual: muito semelhante ao CCA, também concedida a pessoa física. A diferença é que o financiamento é concedido para imóveis em construção ou na planta em áreas rurais.
  • Pró-moradia: projeto criado pelo governo com o intuito de conceder moradia a pessoas de baixa renda ou em situações de vulnerabilidade social. O mais conhecido é o projeto Minha Casa Minha Vida, entretanto, ele foi substituído pelo Casa Verde e Amarela, elaborado no atual governo Bolsonaro.

Há alguma restrição para o uso do FGTS para compra de um imóvel?

Existem algumas restrições para o uso do FGTS para compra de imóvel. Ele precisa ser residencial em zona rural ou urbana, novo, usado ou em construção, para uso próprio.

Agora que você já aprendeu a como usar o seu FGTS para comprar um imóvel, veja, a seguir, a melhor opção de empreendimento para você e sua família.

Compre o seu imóvel com a Wanderley Construções

Se você está procurando um imóvel para comprar usando o seu FGTS, conheça agora mesmo a Wanderley Construções. Nós ajudaremos você a encontrar o seu imóvel com as melhores taxas do mercado.

Transparência, inovação e segurança são os nossos lemas. Aqui, vamos acompanhar você em todo o processo, desde a escolha do imóvel até a entrega das chaves.

Com opções de imóveis na planta ou apartamentos finalizados, prontos para você e sua família, a Wanderley Construções é um empresa de compromisso e com reconhecimento internacional.

Para mais informações sobre os imóveis, acesse o site ou entre em contato com os nossos consultores especialistas.

Conheça a Wanderley Construções

Com mais de dez anos de história, a Wanderley conta com obras sustentáveis, rápidas e de qualidade. Do projeto até o momento da entrega, são garantidos o compromisso e o mais alto padrão nas construções.

Além disso, os imóveis têm certificações ISO 9001, de nível internacional, e PBQP-H, de nível de competência nacional, que comprovam a excelência da Wanderley Construções para com seus clientes e parceiros.

Com mais de 610 unidades habitacionais em 33.000 m² de área construída, 2.440 pessoas confiaram em nossas obras e atestaram a garantia de entrega dos nossos serviços e hoje podem chamar as suas construções de lar.

Gostou deste artigo? Então confira outros títulos em nosso blog

x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua cidade

© 2021 - Todos os direitos reservados