Vistoria-de-Apartamento

Vistoria de apartamento: o que não esquecer antes de finalizar o negócio

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

A vistoria de apartamento é uma das etapas mais importantes antes de entrar definitivamente em um imóvel. Esse momento requer muita atenção, pois pode identificar falhas ou algum detalhe que precise de ajuste prévio.

Nessa etapa deve-se observar pinturas, instalações elétricas e hidráulicas, esgotos, portas, janelas, pisos e vários outros tipos de acabamentos. É importante lembrar que a vistoria também deve ser feita em apartamentos alugados.

Vamos falar mais sobre a vistoria de apartamento, a sua importância e trazer 8 dicas para ajudar você nesse momento. Vamos falar ainda sobre os imóveis da Wanderley Construções, empresa que valoriza os detalhes para um imóvel perfeito.

O que é uma vistoria de apartamento?

Ter um imóvel é o sonho de muita gente, seja ele próprio ou alugado e, para realizar esse objetivo, muitas vezes a pessoa, ao receber as chaves, decide se mudar de imediato, o que não é correto.

A vistoria de apartamento é uma fase de grande importância, na qual são analisados detalhes que vão desde a planta do imóvel até instalações e pinturas. Essa fase é importante para verificar se existem problemas que podem atrapalhar a rotina do novo lar.

Para quem compra um imóvel na planta, por exemplo, essa é a etapa para analisar se todos os padrões foram atendidos da forma correta, e para que qualquer ajuste se resolva antes da mudança.

Por que é importante fazer uma vistoria bem feita?

A vistoria de apartamento garante que você não entre em um imóvel com problemas. Esses problemas podem ser desde os mais simples, como pintura ou acabamento, até os mais graves, como erros na planta e problemas elétricos.

Essa etapa é essencial para garantir a tranquilidade na realização do seu sonho. Você ainda pode solicitar um laudo de vistoria de apartamento novo para a construtora.

Antes da vistoria: quais materiais levar para uma vistoria bem feita

Para que a sua vistoria de apartamento seja bem feita, é importante não esquecer algumas coisas que vão ser necessárias.

Logo de início, separe um tempo para isso, para não ser atrapalhado no meio do processo. Não pense em quanto tempo leva uma vistoria de apartamento, pense em fazê-la bem.

Outros itens necessários são:

  • Papel e caneta
  • Trena
  • Balde (para testar áreas com água)
  • Lâmpada (para testar a energia)
  • Celular carregado para imagens
  • Um item com tomada para teste

Leia também: Ambientes integrados: confira vantagens e inspirações de decoração

Checklist: saiba como fazer a vistoria de um apartamento com 8 dicas

Para ajudar na sua vistoria de apartamento preparamos 8 dicas essenciais para não deixar passar nada. Confira!

1. Faça uma checklist

Faça uma lista com pontos importantes para não esquecer. Em um papel ou em uma lista digital, anote alguns pontos essenciais que podem passar despercebidos e vá colocando um visto ao lado do que for examinado.

2. Pintura

Você pode começar avaliando a pintura. Essa etapa deve ser feita com cautela e em todas as paredes da casa. Avalie toda a estrutura, incluindo os rodapés.

Caso encontre falhas, como buracos, partes sem pintura ou qualquer tipo de problema, relate à equipe de engenharia, dessa forma a falha pode ser corrigida. Aproveite e procure por rachaduras e sinais de vazamento.

3. Eletricidade

É importante levar algum item leve (como um carregador de celular, por exemplo) para avaliar as tomadas e uma lâmpada para avaliar os pontos de luz.

Essa etapa pode demorar, mas é de extrema importância avaliar todos os pontos de energia da casa e relatar caso algum deles apresente falha.

4. Portas e janelas

Verifique todas as portas e janelas do imóvel. Veja se todas abrem e fecham corretamente, se as trancas e travas funcionam perfeitamente. Avalie tudo, inclusive dobradiças e chaves. Se houver partes de vidro, observe ainda se existem rachaduras.

5. Parte hidráulica

A parte hidráulica da casa é uma das mais importantes, por isso, verifique todas as torneiras e chuveiros da casa. 

Avalie também os ralos, se a água escoa bem, se há algum impedimento. A descarga dos vasos sanitários também deve ser avaliada.

6. Pisos e azulejos

Essa etapa também merece atenção especial. Avalie todos os cômodos onde existam pisos e azulejos e veja se estão corretamente colocados e rejuntados, para que não aconteçam infiltrações.

Não se esqueça de olhar os cantos e rodapés. Preste atenção se existem rachaduras nas pedras ou sinais de infiltração.

7. Área

O imóvel tem área externa privativa? Dedique um tempo da vistoria de apartamento a esse espaço. Veja as saídas de água, torneiras, ralos, saídas de eletricidade, tomadas, pontos de luz, entre outros.

8. Garagem

Se o imóvel tem vaga de garagem, inclua essa etapa na sua vistoria de apartamento. Se a vaga foi prometida em contrato, avalie se o tamanho dela está de acordo com ele.

Conte com a Wanderley Construções na hora de investir no sonho da casa própria

Atuando no mercado imobiliário há dez anos, a Wanderley Construções se destaca por entregar imóveis de qualidade, com segurança e toda a infraestrutura que você e a sua família merecem.

Com mais de 610 unidades habitacionais, a empresa é especialista em realizar o sonho da casa própria, sempre comprometida com a satisfação do cliente, aliada ainda ao respeito pela natureza e à valorização da vistoria de apartamento.

A Wanderley Construções preza pela sustentabilidade em suas construções, buscando o descarte correto de resíduos durante as obras e ainda nos empreendimentos.

Com formas de pagamento facilitadas e parceria com o programa Casa Verde e Amarela, a empresa atua no ramo para cuidar dos sonhos dos clientes.

Entre em contato conosco

A Wanderley Construções se orgulha de fazer parte da história de mais de 2.440 pessoas que podem chamar as suas construções inovadoras de lar. São dez anos de trajetória da empresa, com o compromisso de qualidade nos acabamentos.

Ficou com alguma dúvida sobre os imóveis da Wanderley Construções ou quer mais detalhes sobre as opções disponíveis? Entre em contato conosco pelo nosso site.

Confira mais três artigos para ajudar na compra de um imóvel:

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

x

Pré-cadastro


1
2
3
4
5

Selecione a sua cidade

© 2021 - Todos os direitos reservados