Consórcio imobiliário

Consórcio imobiliário em Campina Grande: saiba o que é e como funciona

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Comprar um imóvel é o sonho de muita gente. Até mesmo quem já tem a casa própria deseja adquirir novos imóveis e aumentar o seu patrimônio. Assim, o consórcio imobiliário surge como uma alternativa para facilitar a realização desse sonho.

Se você busca consórcio imobiliário em Campina Grande ou mesmo em outra cidade, este artigo é para você. Conheça mais sobre essa modalidade de crédito que tem ajudado pessoas a adquirir a casa própria.

O consórcio imobiliário em Campina Grande é uma excelente opção para pessoas que não podem investir em um imóvel à vista ou mesmo para aquelas que buscam meios de fugir de juros altos de outras modalidades de crédito.

Falaremos mais sobre o consórcio imobiliário em Campina Grande, como funciona, quais são os seus benefícios, além de outras curiosidades sobre ele.

Ficou interessado? Continue lendo nosso artigo.

Como surgiu o consórcio?

O consórcio surgiu no início da década de 1960, quando um grupo de amigos se reuniu para comprar automóveis. O objetivo era que todos os integrantes do grupo pudessem participar e ter acesso aos veículos.

O que muita gente não sabe é que esse grupo de amigos era formado por brasileiros. Isso mesmo! O consórcio surgiu no Brasil e hoje possibilita a aquisição de vários produtos diferentes, como imóveis no consórcio imobiliário em Campina Grande.

O que é consórcio imobiliário?

O consórcio imobiliário é uma forma de crédito que surge a partir da formação de um grupo de pessoas interessadas em adquirir imóveis próprios e que se juntam para esse fim.

Todos os meses, os integrantes do grupo pagam parcelas de valores determinados e, uma vez a cada mês, uma dessas pessoas é sorteada para receber os documentos que vão permitir a aquisição da sua casa própria.

Entenda como funciona o consórcio imobiliário

Carta de crédito

A carta de crédito é um documento dado ao contemplado do mês, representando o valor total do consórcio, válido para a compra de qualquer imóvel de interesse, desde que dentro dos acordos feitos pela administradora.

O que acontece quando sou contemplado?

Ao ser contemplada, a administradora entra em contato com a pessoa e informa sobre o resultado do sorteio. Hoje, já é possível acompanhar os sorteios por meio dos canais das administradoras, por exemplo, ao vivo pelas redes sociais.

Quais as formas de ser contemplado?

A forma mais comum de ser contemplado é por meio dos sorteios mensais, realizados dentro dos acordos feitos pelas empresas. Algumas já permitem que integrantes do grupo façam lances maiores e acelerem o recebimento da carta de crédito.

Quais são os benefícios do consórcio imobiliário?

O consórcio imobiliário vem crescendo em Campina Grande e em outras cidades por ter muitos benefícios e se diferenciar de outras modalidades de crédito. Vamos ver as principais características.

Não precisa de entrada

Quando uma pessoa decide fazer parte de um consórcio imobiliário em Campina Grande ou em qualquer outro lugar, o valor total será dividido de forma igual por um determinado número de meses.

Essa modalidade é uma ótima opção para quem deseja a casa própria, mas não tem um valor alto para dar de entrada, como é solicitado na maioria das modalidades de crédito para a aquisição de imóveis.

Não há juros

Um dos atrativos do consórcio imobiliário em Campina Grande e no Brasil é que a modalidade não tem cobrança de juros. Podem existir taxas da administradora, que serão divididas nas parcelas, mas, ao final, elas são menores que as taxas de juros de outras formas de crédito.

Planos e prazos

Outra vantagem do consórcio imobiliário em Campina Grande é a facilidade quanto aos planos e prazos. Com isso, essa modalidade de crédito pode se encaixar no perfil financeiro de cada cliente.

Fiscalização

Todo consórcio imobiliário em Campina Grande é fiscalizado pelo Banco Central. O órgão monitora todos os contratos feitos entre clientes e administradoras, sendo regulamentados pela Lei nº 11.795/2008, que oferece segurança para ambas as partes.

Tranquilidade para escolher o imóvel

Uma das vantagens do consórcio imobiliário em Campina Grande é que o cliente tem liberdade para escolher o seu imóvel. Ao obter a carta de crédito, o cliente pode ainda optar por imóvel residencial ou comercial.

É importante sempre prestar atenção às regras da administradora e respeitar o contrato. Mas, de forma geral, esse benefício atrai compradores que ainda não se decidiram entre uma opção de imóvel.

Consórcio imobiliário vs. financiamento imobiliário

Existem algumas diferenças entre o consórcio imobiliário e o financiamento de imóveis. Uma das principais é a cobrança das taxas de juros, que não ocorre no consórcio imobiliário em Campina Grande.

Existem casos em que, ao final do financiamento, o cliente acaba pagando quase o dobro do valor do imóvel, o que não acontece nos consórcios imobiliários.

Além disso, os financiamentos são reajustados anualmente pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), o que pode fazer com que as parcelas fiquem mais caras ao longo do tempo. Apesar de ser uma taxa inconstante, nos últimos anos ela está em alta, o que pode deixar o financiamento mais caro que o consórcio.

Como contratar um consórcio?

Para fazer um consórcio imobiliário em Campina Grande é importante buscar uma administradora de confiança. Por exemplo, verificar se a empresa é registrada no Banco Central traz segurança, uma vez que o órgão regulamenta os processos.

Além disso, avaliar as condições para o pagamento das mensalidades deve ser um dos primeiros pontos a serem considerados pelos interessados. Outro ponto é considerar o investimento em longo prazo.

É importante ainda ler com atenção todo o contrato de adesão do consórcio imobiliário em Campina Grande, atentando-se para os direitos e deveres de ambas as partes envolvidas no processo.

Restou alguma dúvida sobre o consórcio imobiliário em Campina Grande ou quer saber mais sobre os processos de compra e venda de imóveis? 

Comprar o primeiro imóvel não é fácil, para isso são necessárias diversas mudanças de comportamento e hábitos financeiros. Entretanto, ao realizar a compra de um empreendimento, você garante a segurança financeira da sua família com um bem que pode durar a vida toda.

Quer saber mais? Acesse o nosso site ou entre em contato conosco para mais dúvidas.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog:

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Posts Relacionados

Wanderley Construções

Precisamos dos dados abaixo para dar continuidade ao atendimento:

A Wanderley Construções não irá utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Nos comprometemos a usar as informações apenas para dar continuidade ao atendimento iniciado por você através do formulário acima preenchido.

Preencha o formulário
e entre em contato!

Garanta já o seu apartamento certificado com o Selo Casa Azul CAIXA. Viva com qualidade, contribua para o meio ambiente e transforme seu estilo de vida!

Wanderley Construções

online

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp:

Pré-cadastro


1
2
3
4
5

Selecione a sua cidade