Saiba como o 13º vai ajudar você a comprar o seu imóvel

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Já tem planos para o seu 13º salário? Esse valor, garantido ao trabalhador CLT, costuma despertar muitas dúvidas sobre onde investir. Antes de gastar o valor com compras de fim de ano ou outras despesas extras, uma alternativa vantajosa é utilizá-lo na aquisição do seu imóvel.

Em alguns casos, é possível financiar até 90% do valor do imóvel. A seguir, explicamos de que maneira você pode aplicar o 13º na compra da sua casa própria e como fazer esse montante render mais.

Confira!

Quais são as possibilidades de utilizar o 13° para comprar meu imóvel?

O 13º pode ser usado de diversas maneiras para ajudar na compra da sua casa ou apartamento. Seja para acrescentar ao valor da entrada ou para adiantar as parcelas, a quantia pode ser adequada para ajudar a fechar as contas de um jeito mais tranquilo.

Saiba mais adiante!

Aumentando o valor de entrada

Inicialmente, é bom citar que, na hora de financiar um imóvel, é necessário juntar ao menos de 10% a 20% do valor da propriedade para dar de entrada. Portanto, a quantia do 13º pode ser útil tanto para completar a quantia que você já tem guardada quanto para aumentar o valor da entrada e ajudar a reduzir as parcelas.

Adiantando parcelas

O valor do 13º salário também pode ser usado para adiantar as prestações do financiamento. Assim, é possível encurtar o período de tempo do parcelamento e deixar a sua vida financeira menos apertada.

Quitar o pagamento de taxas e juros

O valor do 13º salário é interessante para quitar o pagamento de taxas e juros atrelados ao financiamento imobiliário.

O valor dessas taxas pode mudar conforme o banco e algumas variações da economia. Veja exemplos:

  • No Banco do Brasil, atualmente as taxas são de 6,39% ao ano +TR (Taxa Referencial, atualmente zerada) para 6,55% a.a. + TR
  • Já o Bradesco cobra taxas a partir de 6,9% a.a. + TR
  • A Caixa Econômica Federal, por sua vez, tem taxas de 7% a.a + TR

Pagar as despesas extras

Outro ponto importante para quem vai adquirir uma propriedade imobiliária é considerar os gastos extras. Além da mudança, você vai gastar com o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cobrado quando um imóvel é transferido para o nome de outra pessoa. Geralmente, esse tributo fica em torno de 2% a 4% do preço da unidade.

Outro ponto é que você terá que custear as despesas do registro do imóvel. Esse documento é emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis e tem a função de comprovar legalmente quem é o dono da propriedade. O valor do registro pode variar de estado para estado.

Deixar o dinheiro rendendo no banco

Outra possibilidade para quem está planejando comprar uma casa é aproveitar o 13º para deixá-lo em uma instituição financeira, seja na poupança ou em investimentos. Veja mais detalhes abaixo.

Rendimento na poupança

A poupança ainda é a opção mais procurada pelos brasileiros e a que oferece mais segurança.

Essa alternativa de investimento está ligada à proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante a devolução do dinheiro até certo limite, em caso de quebra da instituição financeira.

Recentemente, o Banco Central aumentou a Selic (taxa básica de juros) para 5,25% ao ano. Com isso, a caderneta de poupança passou a render um pouco mais. A rentabilidade atualmente é de 70% da taxa Selic (0,7 x 5,25%), o que implica o rendimento de 3,68% ao ano, correspondendo a 0,30% ao mês.

Rendimento de investimentos

Investimentos são escolhas apropriadas principalmente para quem está programando fazer a compra do imóvel em médio ou longo prazo. É possível apostar em opções como as letras de crédito, LCI e LCA, que apresentam a vantagem de isenção no imposto de renda.

Uma boa alternativa também é investir no Tesouro Direto, que tem um melhor retorno para investimentos a longo prazo.

De outro modo, quem quer realizar o sonho da casa própria ainda pode investir em opções um pouco mais arriscadas, a exemplo do Certificado de Depósito Bancário (CDB), que funciona como um investimento de renda fixa emitido pelos bancos. Há também os títulos privados.

Planejamento financeiro: como ter mais do que o 13° para adquirir o seu imóvel

Além de usar o 13º salário, é fundamental seguir algumas dicas para economizar e aumentar os seus rendimentos, sobretudo se você deseja comprar um bem imobiliário.

Reavalie os gastos

Para começar, é importante observar qual é a sua situação financeira hoje. Avalie os gastos que são essenciais na sua vida atualmente, a exemplo de saúde, alimentação e transporte. Depois, considere os gastos extras, que poderiam ser redirecionados para a poupança ou para os investimentos, a fim de deixar você mais perto do sonho da casa própria.

Inicie um planejamento

Também é essencial detalhar bem os seus objetivos. Se você deseja juntar R$ 20 mil para dar de entrada em um apartamento, por exemplo, questione-se quais são os passos que você pode dar em 6 meses, 1 ano ou 3 anos.

O seu planejamento deve especificar as etapas necessárias para a sua meta, bem como o período para realizá-las.

Faça renda extra

Ademais, não deixe de analisar a possibilidade de fazer uma renda a mais. Entre as oportunidades disponíveis está se tornar um afiliado digital, para auxiliar na venda de conteúdos digitais, a exemplo de cursos virtuais. Assim, com a venda do produto, você ganha uma comissão.

Conheça os empreendimentos da Wanderley Construções

A Wanderley Construções já entregou, em 10 anos de história, mais de 610 unidades habitacionais. Com isso, já realizamos os sonhos de mais de 2.440 pessoas, que podem chamar nossas construções inovadoras de lar.

Acesse o nosso site para conhecer os nossos empreendimentos em Campina Grande.

Gostou do nosso material? Confira outros artigos que podem ajudar:

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Posts Relacionados

Wanderley Construções

Precisamos dos dados abaixo para dar continuidade ao atendimento:

A Wanderley Construções não irá utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Nos comprometemos a usar as informações apenas para dar continuidade ao atendimento iniciado por você através do formulário acima preenchido.

Preencha o formulário
e entre em contato!

Garanta já o seu apartamento certificado com o Selo Casa Azul CAIXA. Viva com qualidade, contribua para o meio ambiente e transforme seu estilo de vida!

Pré-cadastro


1
2
3
4
5

Selecione a sua cidade