vistoria em apartamento: dicas para avaliar melhor

Vistoria em apartamento: quais aspectos devem ser avaliados?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

A entrega das chaves do apartamento é um momento muito especial para a maioria das pessoas. Afinal, trata-se da concretização de um sonho e o início de uma nova etapa da vida marcada pela conquista de um imóvel próprio. 

Mas durante a entrega das chaves, é fundamental realizar uma vistoria no apartamento, de modo a verificar se as instalações estão funcionando adequadamente e se todos os itens que constam no memorial descritivo estão, de fato, presentes no imóvel.

Para facilitar essa averiguação e garantir uma vistoria bem criteriosa, é fundamental contar com um profissional da equipe técnica da sua construtora, que deverá acompanhá-lo durante toda a visita.

Se você deseja saber quais detalhes que devem ser avaliados na vistoria do seu apartamento, continue acompanhando os próximos tópicos:

Qual a importância de vistoriar o seu apartamento?

As vistorias são essenciais para que o cliente tenha o primeiro contato com seu imóvel além de poder verificar se todos os sistemas construtivos estão de acordo com o definido em contrato.

Trata-se de uma etapa imprescindível para detectar a existência de possíveis defeitos no apartamento e evitar problemas futuros. Desse modo, a vistoria deve ser realizada de maneira minuciosa, observando todos os detalhes.

É válido enfatizar, porém, que embora seja um procedimento de extrema relevância, não existem leis que obriguem a realização da vistoria. Entretanto, trata-se de uma prática comum durante a entrega das chaves, por isso, as construtoras confiáveis agendam essa avaliação e arcam com os custos do profissional técnico.

O que devo fazer durante a vistoria de apartamento?

Na assinatura do contrato, o proprietário recebe informações sobre os materiais que serão utilizados no acabamento do imóvel através do memorial descritivo. Este servirá de parâmetro para verificar se a construtora seguiu com o que foi posto em contrato, sendo então avaliado se os materiais utilizados são os mesmos que constam no memorial descritivo.

Com a ajuda do profissional disponibilizado pela construtora, devem ser observados os itens que foram instalados no apartamento. Para facilitar essa tarefa, o técnico responsável terá em mãos um checklist de todos os detalhes que devem ser avaliados. 

É de fundamental importância que, ao final da vistoria, os itens que forem apontados como não conformes sejam revisados e devidamente registrados com fotos, vídeos e anotações, caso seja pertinente. Desta forma, além de auxiliar no processo de correção de possíveis falhas, o proprietário também comprovará a existência do item apontado na vistoria.

Como criar um checklist para a vistoria de apartamento?

Para que a sua vistoria seja realizada com o máximo rigor, é necessário saber quais itens devem ser observados. Para te auxiliar nesse processo, listamos, abaixo, algumas dicas pontuais de como fazer um checklist:

  1. Faça a leitura do memorial descritivo e analise a planta do imóvel;
  2. Para aumentar a precisão da vistoria, o técnico responsável estará de posse de trena, lâmpadas, testes elétricos e carregador USB;
  3. Faça uma avaliação detalhada das dimensões de cada cômodo;
  4. Teste se a vazão dos aparelhos hidrossanitários está adequada.
  5. Avalie a qualidade das pinturas, observando se não existem manchas ou partes descascadas nas paredes;
  6. Teste as torneiras e registros. 
  7. Teste se a estanqueidade das torneiras está conforme, ou seja, se há vazamento nos engastes flexíveis e sifões;
  8. Veja se todas as instalações elétricas estão funcionando corretamente, incluindo interruptores; tomadas; disjuntores, etc.
  9. Verifique se os ralos e sifões não apresentam entupimento ou quaisquer problemas de funcionamento;
  10. Observe se existe qualquer problema de integridade nos revestimentos de pisos, paredes e rejuntes, ou seja, se há trincas, arranhões ou destacamentos nas peças;
  11. Verifique se as cerâmicas apresentam som cavo (oco) dando leves batidas ou andando sobre o piso;
  12. Veja se as janelas, portas e fechaduras apresentam algum problema;
  13. Lembre-se de verificar atentamente se os vidros estão íntegros, sem trincas, quebras ou arranhões.

Como proceder se eu encontrar problemas na vistoria?

Caso seja apontado algum item defeituoso no seu apartamento, a Wanderley Construções compromete-se a realizar o reparo em até 45 dias após a vistoria a depender do item apontado. 

Decorrido este tempo, é realizada uma vistoria complementar para encerramento dos itens apontados na primeira vistoria.

Leia mais: 7 dicas para evitar conflitos em condomínios

Mas, se estiver tudo certo? Qual o próximo passo?

Se após a vistoria você concluir que não existem problemas no apartamento, basta assinar o termo de vistoria informando que está tudo conforme e em  seguida serão entregues as chaves do imóvel após assinatura do termo de recebimento das chaves para finalmente desfrutar do seu novo lar. 

Wanderley Construções: a melhor opção para conquistar seu apartamento

Se você sonha em adquirir um imóvel para morar ou investir, não deixe de entrar em contato com a Wanderley Construções. Disponibilizamos diversas opções de apartamentos com localização privilegiada, preços atrativos e condições facilitadas de financiamento.

Na Wanderley Construções você pode parcelar a entrada do seu imóvel em até 36 vezes e ainda utilizar o subsídio do Governo Federal. Para saber mais, entre em contato pelo Whatsapp:  (83) 8202-8585.

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Posts Relacionados

Wanderley Construções

Precisamos dos dados abaixo para dar continuidade ao atendimento:

A Wanderley Construções não irá utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Nos comprometemos a usar as informações apenas para dar continuidade ao atendimento iniciado por você através do formulário acima preenchido.

Preencha o formulário
e entre em contato!

Garanta já o seu apartamento certificado com o Selo Casa Azul CAIXA. Viva com qualidade, contribua para o meio ambiente e transforme seu estilo de vida!

Wanderley Construções

online

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp:

Pré-cadastro


1
2
3
4
5

Selecione a sua cidade