É necessário saber como comprovar renda para compra de imóvel se você busca realizar o sonho da casa própria. Dessa forma, você conseguirá atestar ao banco que tem condições de quitar as parcelas de um financiamento e garantir crédito imobiliário.
Por isso, explicaremos adiante como a comprovação de renda funciona e quais são os documentos necessários para buscar a aprovação do financiamento. Também citaremos como comprovar renda para compra de imóvel caso você seja profissional autônomo.
Por fim, apresentaremos as opções de empreendimentos da Wanderley Construções que contam com condições facilitadas de pagamento.
Confira!
O que é comprovação de renda?
A compra de um imóvel financiado é um compromisso que você faz em longo prazo com uma instituição financeira. Por conta disso, os bancos normalmente solicitam documentos que comprovam a sua renda, a fim de se certificar de que você cumpre com os requisitos para obter crédito.
A comprovação de renda fará com que a instituição defina o valor que pode ser oferecido para o financiamento, assim como as prestações mensais. Nesse sentido, será considerada a renda familiar bruta. Esse valor se trata do salário total, levando em conta benefícios, como vale-transporte, e desconsiderando descontos, como INSS.
Como funciona a comprovação?
Existem variações no processo de comprovação de renda para compra de imóvel conforme o banco escolhido.
É fundamental que os documentos fornecidos sejam condizentes com a sua situação financeira, para que o banco faça uma avaliação verdadeira em relação às suas condições de cumprir com o pagamento.
Portanto, de forma geral, os bancos admitem que seja incluída a renda do cônjuge, o que pode englobar casos de união estável. Alguns bancos, como a Caixa Econômica Federal, podem não exigir grau de parentesco familiar. Assim, é necessário checar os trâmites de cada instituição financeira.
Uma boa dica para quem busca saber como comprovar renda para compra de imóvel é evitar comprometer a sua renda. Por exemplo, se você também busca financiar um carro, é interessante avaliar se pretende priorizar a aquisição do apartamento. Afinal, isso pode dificultar a concessão do crédito, a depender da sua renda.
Quais são os documentos que podem ser utilizados para comprovação de renda?
Geralmente, as parcelas do financiamento não podem superar até 30% da renda familiar. Na maioria das vezes, os documentos solicitados pelos bancos para funcionários públicos, em regime CLT ou aposentados são:
- Holerite ou contracheque
- Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física
- Extrato da aposentadoria
Da mesma forma, também é comum que os bancos solicitem outros documentos, a exemplo de RG, CPF e comprovante de residência, assim como a documentação do imóvel.
Lembrando que os bancos podem considerar a instabilidade no momento que é feito o contrato de financiamento. Então, se possível, evite mudar de emprego nesse período.
É possível comprar um imóvel sem comprovação de renda formal?
Atualmente, é comum que muitos profissionais atuem sem carteira assinada, de maneira informal ou como Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo. Desse modo, apesar de não ter em mãos um comprovante de renda como um contracheque, o interessado em financiar o imóvel tem a chance de atestar os rendimentos de outras maneiras.
Nesse ponto, é indicado que você tente formalizar a sua atividade para ampliar as chances de conseguir o financiamento. A formalização por MEI é uma das maneiras de comprovar que você tem uma atividade, além de assegurar outros benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença.
É muito comum os autônomos se perguntarem como comprovar a renda para a compra de imóvel, mas existe uma alternativa: os bancos podem aceitar como comprovação de renda o extrato da sua conta bancária que mostre a movimentação dos últimos 6 meses, assim como a sua remuneração.
Ademais, também é indicado que você faça a declaração do Imposto de Renda para demonstrar as suas condições financeiras.
Outra forma de comprovação é o Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA), que é emitido pela empresa que contrata os seus serviços. Já a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) é mais um documento que pode ser aceito pelos bancos e precisa ser emitido por um contador.
[Tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu primeiro imóvel]
O que fazer quando não conseguir comprovar a renda?
Caso não consiga realizar a comprovação de renda, também é possível seguir algumas dicas que podem auxiliar na hora de buscar um financiamento imobiliário. Separamos algumas adiante:
- Fazer cadastro positivo em empresas de análise de crédito, como a Serasa
- Guardar recibos e contratos de serviços prestados
- Evitar dívidas que deixem restrições no seu CPF
- Dar outro bem imobiliário como garantia
- Apresentar um avalista de renda formal, semelhante ao fiador na locação de um imóvel
Conheça os empreendimentos da Wanderley Construções e mude de vida
Agora que você já viu as principais formas de comprovar renda para compra de imóvel, pode conhecer excelentes opções de investimento da Wanderley Construções. Os empreendimentos oferecem condições como entrada parcelada, que permite dividir o valor da entrada do imóvel em até 36 meses no boleto.
Os imóveis ainda podem ser financiados com a renda familiar, considerando os valores recebidos por cônjuge, irmão ou amigos, por exemplo. Veja as características dos imóveis da construtora localizados em Campina Grande.
Ares de Cruzeiro
O residencial Ares de Cruzeiro conta com 2 quartos, 1 banheiro social e a possibilidade de banheiro adaptado para PNE. As unidades ainda contam com espaço privativo externo (somente townhouse), salas de estar e jantar integradas, além de cozinha e área de serviço integradas.
O condomínio oferece itens de lazer e conforto, como mini quadra poliesportiva, bicicletário, espaço pet, academia, coworking com duas salas privativas e lavanderia compartilhada. O Ares de Cruzeiro também tem deck de piscina, hidromassagem, área técnica e reservatórios, espaço beleza, brinquedoteca e salão de festas.
Connect Residence
Assim como o Ares de Cruzeiro, o Connect Residence conta com 2 dormitórios, 1 banheiro social e a possibilidade de banheiro adaptado para PNE. Os apartamentos dispõem de espaço privativo externo (somente townhouse), salas de estar e jantar integradas, além de cozinha e área de serviço integradas.
A estrutura de lazer conta com espaço pet, academia, coworking com duas salas privativas, piscinas adulto e infantil, brinquedoteca e praça de conveniência. Além disso, o empreendimento prioriza a sustentabilidade, com horta coletiva e coleta seletiva.
Mude de vida com a Wanderley Construções
A Wanderley Construções conta com mais de 10 anos de história com obras sustentáveis, rápidas e de qualidade garantida, desde o projeto até a entrega. Além disso, adquirimos a certificação internacional ISO 9001 e a de nível nacional PBQP-H Nível A, e ambas comprovam a qualidade que ofertamos a clientes e parceiros.
Temos mais de 610 unidades habitacionais em 33.000 m² de área construída. São 2.440 pessoas que confiaram em nossas obras e atestaram a nossa garantia de entrega, e hoje podem chamar as nossas excelentes construções de lar.
Entre em contato conosco e conheça o melhor da Wanderley Construções para você.