Como o MEI pode financiar um imóvel?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

O empreendedorismo tem se mostrado uma alternativa cada vez mais viável para aqueles que buscam autonomia e independência financeira. No Brasil, esse cenário é ainda mais evidente: segundo o Ministério da Economia, o país possui cerca de 14 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos, o que representa mais da metade dos negócios em operação no país. 

Para esses empreendedores, a aquisição da casa própria pode parecer um sonho distante, devido ao fato de não possuírem um emprego registrado em carteira. A boa notícia é que um MEI pode financiar um imóvel normalmente, mas é importante estar atento a algumas particularidades na hora de comprovar a renda junto ao banco. 

Neste texto, vamos abordar as principais dúvidas sobre o assunto e mostrar como o MEI pode comprar um imóvel financiado, apresentando a documentação necessária e atendendo aos requisitos legais. Continue a leitura!

Como funciona o financiamento MEI?

De modo geral, o financiamento para MEI é muito semelhante ao financiamento para quem trabalha com carteira assinada. A única diferença é que o MEI não pode apresentar contracheques como comprovante de renda mensal. 

No entanto, existem diversos documentos alternativos que podem ser utilizados para atestar sua renda. O objetivo do banco é fazer uma análise de crédito para avaliar se o MEI possui renda suficiente e está em dia com suas obrigações financeiras, a fim de assegurar que o financiamento será pago sem maiores problemas.


Leia mais: https://www.wanderleyconstrucoes.com.br/blog/tipos-de-financiamento-imobiliario-descubra-a-melhor-opcao-para-voce/ 

Documentação necessária para comprovar renda como MEI

A comprovação de renda do microempreendedor individual pode ser feita a partir dos seguintes documentos:

  • Declaração de Imposto de Renda de pessoa física e pessoa jurídica com recibo de entrega;
  • Extrato bancário dos últimos seis meses (de todas as contas que o MEI tiver);
  • Contrato social da empresa;
  • Certidão de nascimento/casamento ou divórcio com averbação e dos dependentes menores de 18 anos;
  • Declaração de Faturamento dos últimos 12 meses ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) emitida por um contador credenciado pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Passo a passo do financiamento MEI

O processo de financiamento imobiliário para MEIs geralmente se embasa nas seguintes etapas:

1- Análise de crédito: o banco analisa o perfil do cliente e verifica se ele tem condições de arcar com as parcelas do imóvel, levando em conta sua renda e suas dívidas. O objetivo é garantir que o financiamento seja viável para ambas as partes e minimizar os riscos de inadimplência.

2- Análise jurídica: trata-se de uma etapa fundamental do processo de financiamento imobiliário, pois é nela que se verifica se há algum tipo de impedimento legal para a realização da transação. Essa avaliação é realizada por profissionais especializados em direito imobiliário, que analisam o histórico do imóvel, verificam se há dívidas ou pendências envolvendo o vendedor e o comprador e avaliam a documentação apresentada para assegurar que tudo está em conformidade com a legislação vigente. 

3- Assinatura do contrato de financiamento: depois de aprovado o crédito, o comprador precisa assinar o contrato de financiamento, que é o documento que formaliza a operação com o banco. Esse contrato deve conter todas as condições acertadas entre as partes, como prazo, juros, valor das parcelas, entre outros. É importante que o comprador leia atentamente todas as cláusulas do contrato e esclareça qualquer dúvida antes de assinar. 

4- Registro do contrato: em seguida da assinatura do contrato de financiamento, é indispensável registrá-lo no Cartório de Registro de Imóveis competente. Esse registro é uma medida de segurança tanto para o comprador quanto para o banco, pois garante que o imóvel está legalmente registrado e livre de pendências que possam prejudicar a transação. Após o registro, é necessário comprovar ao banco que o processo foi concluído, para que o dinheiro seja liberado ao vendedor.

Quem é MEI pode fazer o financiamento com outras pessoas?

Sim! Se você é MEI, é possível financiar um imóvel e compor sua renda com outras pessoas, sejam elas familiares, amigos ou cônjuge. Cada pessoa que assinar o contrato será responsável pelo pagamento de uma fração das parcelas e terá direitos de propriedade sobre o imóvel após quitar a dívida com o banco. Entretanto, é importante destacar que cada comprador precisa comprovar sua renda mensal e ser aprovado na análise de crédito do banco. 

Caso o banco considere que algum comprador não possui capacidade financeira para honrar sua parte nas parcelas, o financiamento não será aprovado. É importante ressaltar também que o comprometimento máximo da renda mensal bruta com as parcelas do financiamento é de 30%.


Leia também: https://www.wanderleyconstrucoes.com.br/blog/primeiro-imovel-2/ 

Wanderley Construções: a melhor opção para adquirir seu imóvel

Comprar  um apartamento é um grande passo para muitas pessoas, e escolher a construtora certa é fundamental para garantir a qualidade e a segurança da sua nova moradia. 

Nesse sentido, a Wanderley Construções se destaca como uma das melhores opções do mercado, oferecendo empreendimentos de alta qualidade, com arquitetura moderna e excelente acabamento, além de contar com profissionais altamente capacitados e comprometidos em realizar o sonho de seus clientes. 

Para conhecer os imóveis da Wanderley Construções, navegue pelo site:  https://www.wanderleyconstrucoes.com.br/ 

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Posts Relacionados

Wanderley Construções

Precisamos dos dados abaixo para dar continuidade ao atendimento:

A Wanderley Construções não irá utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Nos comprometemos a usar as informações apenas para dar continuidade ao atendimento iniciado por você através do formulário acima preenchido.

Preencha o formulário
e entre em contato!

Garanta já o seu apartamento certificado com o Selo Casa Azul CAIXA. Viva com qualidade, contribua para o meio ambiente e transforme seu estilo de vida!

Wanderley Construções

online

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp:

Pré-cadastro


1
2
3
4
5

Selecione a sua cidade