A valorização de imóveis pode ser influenciada por diversos fatores – desde a situação da economia até a localização de um empreendimento podem afetar a variação de preços das propriedades imobiliárias.
Em função disso, a seguir, explicamos quais são os aspectos que influenciam na valorização de imóveis.
Também apresentamos os pontos que devem ser observados durante a compra de uma propriedade para ter maior probabilidade de valorização. Acompanhe!
O que é e como funciona a valorização de imóveis?
A valorização de imóveis é um fenômeno que depende de alguns fatores, como a situação atual do mercado imobiliário e as condições da propriedade.
O incremento no valor pode ser identificado com a comparação do preço do imóvel na atualidade e o valor de aquisição, além da avaliação prévia.
É fundamental conhecer como funciona a valorização de imóveis no Brasil se você busca investir em uma nova propriedade.
Dessa maneira, entender os elementos que influenciam nesse quesito é essencial para garantir mais segurança na compra e aumentar as chances de venda do imóvel.
O que influencia a valorização de imóveis?
A seguir, entenda quais fatores influenciam a valorização das propriedades imobiliárias.
Economia
Entre os aspectos da economia que podem influenciar a valorização de imóveis podemos destacar as taxas de juros.
Com índices mais baixos, fica mais fácil para o comprador adquirir a casa própria, por exemplo. Assim, é provável que a procura por imóveis aumente e o valor acompanhe essa subida.
Mercado imobiliário
Assim como a diminuição da oferta de imóveis pode fazer com que o preço aumente, o aumento da oferta de propriedades à venda pode influenciar a redução dos valores cobrados.
A disponibilidade de materiais de construção é outro ponto importante nessa conta. Com os itens como aço e cimento mais caros, o setor da construção civil também pode ter a necessidade de repassar esse aumento para o comprador.
Comportamentos de consumo
Alguns comportamentos do consumidor também podem influenciar os preços que são praticados no mercado imobiliário. Um bom exemplo foi o que ocorreu durante a pandemia.
De acordo com pesquisa do portal Imovelweb, por conta do isolamento social, houve um crescimento da busca por imóveis com varanda, quintal e espaço para escritório.
Ao compararmos maio de 2020 com o mesmo mês de 2019, por exemplo, percebemos um acréscimo de 128% na demanda por imóveis com varanda. Tal qual, o crescimento da procura de imóveis com quintal nesse mesmo período foi de 96%.
Quais são os índices de valorização de imóveis?
É muito importante conhecer os índices de valorização de imóveis residenciais, que podem funcionar como referência para os negócios. Abaixo, veja mais sobre alguns deles.
Índice Nacional da Construção Civil (INCC)
O INCC mede os custos da construção e é um dos índices que podem ser consultados por quem busca adquirir um imóvel na planta. Muitas vezes, esse indicador é usado para a correção do valor da entrada do imóvel nessas condições.
Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados (IVG – R)
Calculado pelo Banco Central do Brasil (Bacen), o Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados é um dos medidores que servem para avaliar a tendência dos preços dos imóveis residenciais do país.
Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia)
Essa é uma das taxas mais importantes da nossa economia e serve como base para definir os preços e os juros. Com a queda da taxa Selic, os bancos também podem reduzir as taxas que são cobradas a quem solicita crédito imobiliário. De outro modo, com elevação da Selic, a taxa que é cobrada pelos bancos também pode aumentar.
Como fazer o cálculo da valorização do imóvel?
Com base no que foi apresentado, é possível destacar que existem diversos fatores que influenciam fortemente o preço dos imóveis.
Não é possível delimitar um cálculo simples da valorização de um imóvel. No entanto, é recomendado fazer uma pesquisa dos valores cobrados em imóveis com características semelhantes.
Também é possível analisar mudanças em relação à conservação e à infraestrutura da propriedade.
Por fim, é necessário ter atenção com questões como os movimentos do mercado imobiliário e o comportamento do consumidor.
Quais outros fatores também devem ser observados durante a compra do imóvel?
Ao adquirir uma casa ou apartamento, também devem ser observados outros aspectos que influenciam na valorização do imóvel. Confira!
Imóvel em condomínio
Para começar, uma unidade localizada em um condomínio consegue oferecer mais segurança e comodidade. Esses aspectos são atrativos para quem busca viver com mais qualidade de vida.
Além do mais, o condomínio pode dispor de itens de lazer, como piscina, academia, entre outros diferenciais.
Imóvel bem localizado
Certamente, a boa localização do imóvel é mais um ponto que costuma influenciar a valorização de imóveis.
Entretanto, apesar de os empreendimentos que estão situados em regiões centrais muitas vezes oferecerem acesso fácil às principais vias, transporte público e estabelecimentos comerciais, atualmente as cidades mais afastadas estão se desenvolvendo cada vez mais – o que ocorre em função da insegurança atribuída aos centros urbanos.
Documentação do imóvel
O valor do imóvel também pode ser influenciado pela regularidade da documentação. Muita gente pode desistir de fechar negócio caso a propriedade tenha pendências relativas a isso.
É fundamental que o proprietário disponha de documentos como a emissão da matrícula atualizada e a certidão negativa junto à Receita Federal, à Justiça e ao INSS.
Infraestrutura
Já a infraestrutura diz respeito aos serviços do entorno do imóvel, como iluminação da via em que ele está localizado, pavimento das calçadas, acesso à internet, rede de serviços, tratamento de água e esgoto, energia elétrica etc.
Todos esses pontos que podem facilitar a rotina dos moradores também afetam a valorização de imóveis.
Conservação do imóvel
Enfim, o estado de conservação do imóvel pode afetar o aumento ou a queda do preço.
Sem a manutenção devida, as propriedades podem acabar depreciadas. Por isso, os donos de imóveis precisam ter atenção com infiltrações, mofos e outros aspectos de desgastes.
Para mais, os imóveis novos podem ser mais valorizados do que os antigos, por conta da conservação.
Conheça a Wanderley Construções
A Wanderley Construções conta com mais de 10 anos de história com obras sustentáveis, rápidas e de qualidade garantida, desde o projeto até a entrega. Além disso, adquirimos a certificação internacional ISO 9001 e a de nível nacional PBQP-H Nível A, e ambas comprovam a qualidade que ofertamos a clientes e parceiros.
Contamos com mais de 610 unidades habitacionais em 33.000 m² de área construída. São 2.440 pessoas que confiaram em nossas obras e atestaram a nossa garantia de entrega e hoje podem chamar as nossas excelentes construções de lar.
Entre em contato com a Wanderley Construções e conheça as facilidades para adquirir um dos nossos empreendimentos.