Descubra como sacar o FGTS para comprar um imóvel

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Seja para fugir do aluguel ou garantir um patrimônio para a família, conquistar a casa própria é o sonho de muitos trabalhadores brasileiros. E para quem possui carteira assinada, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser uma opção para ajudar a tornar esse sonho realidade.

Entretanto, diante dessa alternativa, muitas pessoas têm dúvidas sobre como sacar o valor do FGTS e como funciona o processo de financiamento. Neste conteúdo, vamos explorar todas as informações necessárias para que você possa entender como usar seu fundo de garantia na aquisição da casa própria. Acompanhe:

Pré-requisitos para sacar o FGTS para a compra do imóvel

Se o seu objetivo é comprar um imóvel utilizando o saldo do FGTS, é necessário que alguns critérios sejam atendidos. Em primeiro lugar, é preciso ser brasileiro ou naturalizado. Além disso, é obrigatório ter, no mínimo, três anos de carteira assinada, que não precisam ser consecutivos e podem ter sido realizados em diferentes empresas. 

Outra condição é não possuir nenhum imóvel em seu nome na mesma região da propriedade que será financiada. Ademais, é preciso ter uma renda mensal que permita que as parcelas do financiamento não ultrapassem 30% do salário. É importante também não ter nenhuma pendência em instituições como SPC e Serasa e não possuir nenhum outro financiamento pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) em andamento. 

Leia também: Saiba como o décimo terceiro vai ajudar você a comprar o seu imóvel

Condições exigidas para o imóvel 

O imóvel que será financiado com o saldo do FGTS também deve atender a algumas exigências estabelecidas pelo Fundo de Garantia. Em primeiro lugar, a propriedade deve ser destinada à moradia do trabalhador e não para fins de aluguel. 

Além disso, há a exigência de que a moradia seja urbana e que o imóvel não tenha pendências na matrícula por dívidas do vendedor. O valor máximo da propriedade a ser financiada deve ser de R$1,5 milhão. 

É necessário ainda que o atual proprietário não possua dívidas ou esteja com o nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito (como Serasa e SPC) e que o imóvel não tenha sido adquirido com o uso do FGTS nos últimos três anos. 

Como utilizar o FGTS para comprar o imóvel?

Ao optar por utilizar o FGTS para a compra de um imóvel, é necessário que você informe a Caixa pelo financiamento que deseja incluir o uso do Fundo de Garantia na transação. 

Uma vez aprovado o financiamento, o próprio banco se encarregará de utilizar do valor do FGTS e transferi-lo diretamente ao vendedor da propriedade. 

Documentação necessária para sacar o FGTS 

Para garantir a liberação do saldo do FGTS para a aquisição de uma casa ou apartamento,  é imprescindível apresentar alguns documentos ao banco. 

Além da carteira de trabalho, que comprova o tempo de serviço sob o regime do Fundo de Garantia, é preciso apresentar um comprovante de residência atual; o extrato da conta vinculada ao FGTS; a certidão de casamento ou de nascimento; a carteira de identidade (RG); o CPF e o IPTU do imóvel que será adquirido.

Vale enfatizar que, se você for um trabalhador autônomo e também tem saldo do FGTS, é possível utilizá-lo para financiar a casa própria. Nesse caso, além dos documentos citados acima, é necessário providenciar uma declaração junto à empresa em que trabalhou no regime CLT ou do sindicato correspondente. 

Por fim, é preciso tirar uma cópia de todos os documentos exigidos e organizá-los junto aos demais documentos do financiamento para dar entrada na compra do imóvel. 

Lembre-se: a apresentação completa e correta da documentação é fundamental para que o processo seja efetivado com sucesso.

Quanto tempo demora a liberação do FGTS para a compra do imóvel?

Em relação ao prazo para o saque do FGTS na compra de um imóvel, geralmente, é necessário aguardar um período médio de 30 a 40 dias para que o saldo seja liberado. 

Nesse processo, é importante lembrar que o valor do FGTS não será depositado diretamente em sua conta bancária, mas sim repassado diretamente ao vendedor do imóvel, por meio do banco responsável pelo financiamento. 

Sendo assim, é preciso ter em mente que essa operação não lhe dará acesso ao dinheiro em espécie, já que se trata de uma transação realizada exclusivamente entre as partes envolvidas no financiamento.


Saiba mais: Aprenda a usar o FGTS para comprar um imóvel 

Compre seu apartamento com a Wanderley Construções!

Se você está em busca do seu imóvel dos sonhos, saiba que a Wanderley Construções é a melhor opção para adquirir apartamentos. 

Com 13 anos de experiência no mercado imobiliário, a empresa se destaca por oferecer imóveis de alta qualidade, com projetos modernos e inovadores, além de uma equipe de profissionais especialmente treinados para atender cada cliente de forma personalizada.

Com a Wanderley Construções, você terá a tranquilidade de adquirir um imóvel seguro e com excelentes condições de pagamento. Não perca mais tempo, entre em contato e realize o seu sonho da casa própria!

Buscar um artigo
Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se para receber notícias em primeira mão

Posts Relacionados

Wanderley Construções

Precisamos dos dados abaixo para dar continuidade ao atendimento:

A Wanderley Construções não irá utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Nos comprometemos a usar as informações apenas para dar continuidade ao atendimento iniciado por você através do formulário acima preenchido.

Preencha o formulário
e entre em contato!

Garanta já o seu apartamento certificado com o Selo Casa Azul CAIXA. Viva com qualidade, contribua para o meio ambiente e transforme seu estilo de vida!

Wanderley Construções

online

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp:

Pré-cadastro


1
2
3
4
5

Selecione a sua cidade