Conquistar um novo imóvel nem sempre é fácil. O desejo de conquistar a casa própria pode ser o resultado de muitas situações, como a vontade de sair do aluguel ou de aumentar o patrimônio.
Pensando nisso, as instituições bancárias oferecem linhas de crédito que ajudam nessas conquistas, como é o caso da Caixa Econômica Federal. Mas você sabe como funciona o financiamento da Caixa?
O financiamento da Caixa atende clientes que desejam adquirir imóveis novos ou usados e oferece vários benefícios, como as parcelas que podem ser divididas em até 35 anos, facilitando a compra da casa própria.
Preparamos este artigo para explicar como funciona o financiamento da Caixa, a quem ele se destina, os seus principais benefícios e o passo a passo para solicitar.
Quer saber mais? Confira nosso texto na íntegra.
O que é um financiamento de imóveis?
Um financiamento de imóveis é uma modalidade de crédito oferecida por instituições bancárias para pessoas que desejam adquirir uma casa, mas não têm o valor de imediato.
Dessa forma, a instituição avalia as condições do imóvel e do cliente para que a transação seja aprovada. Em seguida, a instituição financeira paga ao proprietário do imóvel o valor da compra e passa o imóvel ao cliente que, a partir daí, pagará as parcelas ao banco.
Qual é a diferença do financiamento da Caixa para o dos outros bancos?
Atuando como uma das principais referências para quem busca financiar um imóvel, a Caixa Econômica Federal se destaca por seus diferenciais. Um dos principais é o tempo disponibilizado para pagamento, que pode chegar a 35 anos.
Outro diferencial é a possibilidade de utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o que atrai muitos clientes que desejam saber como funciona o financiamento da Caixa.
Além disso, a Caixa oferece modalidades de financiamento a partir de três correções diferentes, são elas:
- TR – Taxa Referencial
- IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo
- Taxa de Juros Fixa
Dessa forma, a instituição tem mais opções para atender às diferentes necessidades de cada cliente.
Benefícios de fazer um financiamento pela Caixa
Além de pensar como funciona o financiamento da Caixa, precisamos falar sobre os benefícios desse negócio. Separamos as principais vantagens desse crédito, confira:
Imóvel pronto
Uma das vantagens do financiamento da Caixa é poder escolher um imóvel pronto para morar, o que pode agilizar a sua mudança. Além do mais, isso possibilita analisar questões como segurança, rotas de acesso, valorização e infraestrutura do bairro.
Sair do aluguel
Um dos maiores benefícios para quem deseja conhecer como funciona o financiamento da Caixa é saber que ele pode acabar de vez com o aluguel, por meio do investimento em algo próprio.
Entre as vantagens da escolha, o cliente encontra a melhoria na sua estabilidade financeira, eliminando o gasto mensal com aluguel, além de valorizar o seu patrimônio, podendo inclusive vender o imóvel posteriormente.
Uso do FGTS
Poder utilizar o FGTS no financiamento de um imóvel pela Caixa é um dos principais fatores do sucesso do negócio. Dessa forma, o cliente consegue eliminar grande parte da dívida do valor da compra.
Segurança
Ter a segurança e a tranquilidade de fazer um bom negócio é uma das melhores vantagens do financiamento da Caixa. Isso porque, além de investir em algo que será só seu, você ainda conta com regras contratuais claras, além de conhecer a reputação da instituição.
Como funciona o financiamento da Caixa? Confira passo a passo
Preparamos um passo a passo bem explicativo sobre como funciona o financiamento da Caixa. Acompanhe!
Faça a simulação
O primeiro passo para quem quer saber como funciona o financiamento da Caixa é acessar o site da instituição para fazer uma simulação. Assim, você já vai obter informações sobre o financiamento, como valor, prazos e outras .
Análise
Leve a documentação até um correspondente bancário autorizado pela Caixa. Nessa etapa serão analisados os tipos de crédito disponíveis e a possibilidade de usar o FGTS no financiamento.
Análise da engenharia
Outra etapa sobre como funciona o financiamento da Caixa é a análise do imóvel feita pela própria instituição. Serão avaliados os critérios do banco sobre condições do imóvel e de uso, entre outras observações.
Assinatura
Quem pensa sobre como funciona o financiamento imobiliário Caixa sonha também com essa etapa. Aqui, os documentos de contrato serão assinados na agência para a concretização da operação.
Parcelas
Essa etapa diz respeito a todas as parcelas que serão pagas ao longo do tempo estabelecido no contrato. Para isso, essas mensalidades podem ser pagas em boleto ou no débito automático.
Etapa extra: amortizações e acordos
Essa etapa não acontece para todo cliente, mas é importante falar sobre ela. Caso o cliente queira adiantar ou até pausar os pagamentos, ele deve fazer contato com a instituição para fazer esses e outros ajustes.
Documentos necessários para realizar um financiamento pela Caixa
Para quem deseja saber como funciona o financiamento da Caixa, é importante ressaltar os documentos necessários para a operação:
- Documento de identidade
- CPF – Cadastro de Pessoa Física
- Certidão de nascimento ou de casamento
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda
- Declaração de imposto de renda
- Extrato de FGTS
- Carteira de trabalho
Sobre o documento de identidade, vale destacar que, além do RG, outros documentos com foto são válidos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Caso a pessoa seja divorciada, é necessário levar também o documento de averbação. E caso a pessoa ainda seja casada, é importante salientar que será necessária a assinatura do cônjuge.
Financiamento pelo FGTS e SBPE
Uma dica importante para quem pensa em comprar casa pelo financiamento da Caixa é o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
O uso do FGTS é comum para pessoas que escolhem fazer seu financiamento pela Caixa. Ainda nas etapas de avaliação, o cliente já sabe se poderá usar o valor no financiamento.
Existe um limite de renda familiar para o uso do valor, além de que esses valores podem ser diferentes em cada região do Brasil, diferentemente do SBPE.
O uso do SBPE se destaca principalmente por não ter um teto para a solicitação. Além disso, essa modalidade de crédito tem um limite de taxa de juros que não ultrapassa os 12%, diferentemente de outras modalidades, que podem superar essa porcentagem.
Cuidados ao escolher um financiamento da Caixa
Antes de fechar negócio, é importante avaliar algumas condições e informações para que não fiquem dúvidas sobre como funciona o financiamento da Caixa.
Entre elas, avaliar o tempo de pagamento e seu planejamento financeiro, uma vez que as parcelas podem se estender por alguns anos, o que pode ser uma facilidade para uns, mas não para outros.
Além disso, leia sempre o contrato com atenção. Não pule as informações e observe cada detalhe. Entre os pontos principais, verifique preços, datas de pagamentos, valor de entrada, taxas de juros, número de parcelas e prazo de entrega.
Conheça a melhor opção de imóveis em Campina Grande
A Wanderley Construções conta com mais de dez anos de história com obras sustentáveis, rápidas e de qualidade garantida, desde o projeto até a entrega. Além disso, adquirimos a certificação internacional ISO 9001 e a de nível nacional PBQP-H Nível A, e ambas comprovam a qualidade que ofertamos a clientes e parceiros.
Contamos com mais de 610 unidades habitacionais em 33 mil m² de área construída. São 2.440 pessoas que confiaram em nossas obras e atestaram a nossa garantia de entrega e hoje podem chamar as nossas excelentes construções de lar.
Ficou interessado e quer saber mais informações? Entre em contato conosco pelo nosso site.