Como decorar um apartamento? Confira quatro dicas para deixar seu lar ainda mais bonito e do seu jeito

Como decorar um apartamento para deixar com o seu estilo

Pensando em como decorar um apartamento e deixá-lo mais bonito sem perder a funcionalidade? Se o imóvel for pequeno, é importante adotar algumas dicas para aproveitar melhor o espaço e deixar o seu lar mais confortável de acordo com sua rotina. 

Neste artigo, separamos recomendações que podem fazer com que o seu canto fique com a sua cara! Confira as dicas de como decorar um apartamento de forma criativa e aconchegante.

Quais são os benefícios de investir na decoração de apartamentos?

A decoração do apartamento faz com que o ambiente ganhe o seu estilo e apresente as características que você mais valoriza no lugar onde vive. 

Veja um pouco mais sobre os motivos para decorar um apartamento.

Bem-estar

Um ambiente bem decorado pode melhorar o bem-estar dos seus moradores. A depender da escolha das peças e das cores, você pode conferir mais leveza ao espaço. É importante destacar que o seu lar é o lugar onde você passa boa parte do seu dia.

Portanto, na hora de definir a melhor forma de decorar um apartamento, é essencial que esse lugar possa garantir momentos agradáveis no seu cotidiano, para que você pratique as atividades de que mais gosta ou simplesmente descanse depois de um longo dia de trabalho.

Organização

Como decorar um apartamento e manter a organização?

Decorar também pode deixar o espaço mais organizado e com a utilidade que você precisa. Por isso, antes de pensar na decoração, liste quais são as necessidades do seu apartamento. Pense no que não pode faltar em cada espaço: na sala de estar, na cozinha, nos quartos e no banheiro, por exemplo.

Com isso, você deve planejar quais são os móveis essenciais e quais podem ser adicionados ao espaço. Assim, você evita comprar objetos de que não precisa e que não tem onde guardar, o que diminui a desordem no seu apartamento.

Funcionalidade

Ao pensar em deixar o ambiente mais organizado, você também pode ganhar em funcionalidade. É importante que os espaços do seu apartamento sejam usados de maneira inteligente. As paredes dos cômodos podem ganhar prateleiras, para que você tenha mais espaço para abrigar o que precisa, por exemplo.

Veja agora quatro dicas de decoração para apartamentos pequenos

Decorar um apartamento pequeno pode ser mais simples se você adotar alguns passos. Por exemplo: é importante ter atenção ao uso de cores nas paredes e nos móveis.

Também é necessário avaliar onde cada móvel deve ficar localizado para que o espaço seja bem utilizado e, assim, você possa ter tudo o que mais precisa dentro do seu lar. Confira a seguir mais dicas.

1. Como decorar um apartamento com luz natural e funcionalidade na sala de estar

A sala de estar é o lugar da casa que deve transmitir uma sensação aconchegante para quem vive e quem visita o imóvel. Quando pensamos em como decorar um apartamento, apostar em luz natural é uma opção para economizar na energia elétrica e dar sensação de amplitude ao ambiente.

Para montar uma sala de apartamento pequeno decorada, uma boa alternativa é usar tons claros nas cortinas e nas paredes. Além disso, pode ser útil adquirir móveis do tipo 2 em 1, a exemplo do sofá-cama, que pode dar mais versatilidade e conforto ao cômodo.

Quadros e tapetes podem conferir mais cor ao seu espaço com estampas marcantes. Neste ponto, também é importante pensar em escolher cores que deixem o lugar em harmonia com os tons escolhidos para os móveis e para as paredes.

Quem está querendo saber como decorar um apartamento funcional pode apostar em móveis com mais de uma utilidade. Os racks ainda podem dar funcionalidade ao espaço e guardar os objetos que devem estar mais acessíveis no dia a dia. Já os nichos na parede podem exibir itens pessoais ou peças unicamente decorativas.

2. Aproveite a sua cozinha compacta

Para ter uma cozinha pequena, mas funcional, é indicado aproveitar bem o espaço. O uso de prateleiras e móveis aéreos para guardar os utensílios é fundamental para otimizar o ambiente.

Você pode escolher um papel de parede ou ainda azulejos coloridos, que podem dar mais leveza a esse cômodo. Os diferentes tipos de materiais escolhidos nos móveis e objetos, como a madeira e o aço, podem também construir um contraste interessante no ambiente, e tudo isso conta positivamente para quem precisa saber como decorar um apartamento.

Organizadores e bandejas também são acessórios muito úteis para esse canto da casa. Além disso, se você busca usufruir bem do espaço e personalizar o ambiente, a melhor alternativa é escolher móveis planejados. Desse modo, você pode obter um espaço mais adequado às necessidades da sua rotina.

3. Faça dos quartos um lugar especial

Para quem ainda tem dúvidas de como decorar um apartamento, os quartos podem ser a melhor opção para você imprimir o seu estilo e mostrar a paixão por um hobby, por exemplo. Esse espaço pode ficar mais especial com uma decoração com prateleiras e armários aéreos, onde você pode guardar objetos importantes do seu dia a dia e aqueles que definem a sua personalidade.

Se você trabalha em casa e não mora sozinho, o quarto também pode ser usado para o home office. Neste ponto, é importante escolher uma mesa com tamanho adequado ao ambiente e uma cadeira confortável.

A iluminação é um ponto importante e deve suavizar esse espaço. Por isso, invista em luminárias e lâmpadas instaladas em pontos estratégicos, que podem ser úteis para tarefas, como a leitura. Além do mais, as luzes podem conferir mais sofisticação e elegância a esse cômodo.

4. Tenha um banheiro moderno e prático

Se você pensa em como decorar um apartamento, não deve se esquecer do banheiro. Ele pode ser mais um lugar da casa que inspira modernidade. Você pode utilizar prateleiras para decorar o espaço com plantas e vasos ou ainda usá-las para guardar itens de higiene pessoal, como papel higiênico, sabonete, escova de dente e cotonete, para que estejam sempre à mão.

Os suportes para as paredes também são úteis para guardar toalhas de rosto e de banho. Já os armários podem guardar materiais que são usados com menos frequência, como itens de limpeza.

Os espelhos também dão um toque de amplitude ao ambiente e podem ser combinados com paredes em tons mais claros. Você ainda pode usar mais de uma cor e combinar texturas diferentes no azulejo.

A iluminação mais suave também pode dar um toque mais agradável para o momento do banho, que pode ficar ainda mais relaxante.

Agora que você sabe como decorar um apartamento, conheça a Wanderley Construções e venha fazer uma visita ao nosso estande de vendas. Entre em contato conosco.

Conheça a Wanderley Construções

A Wanderley Construções busca realizar o seu sonho e garantir a satisfação que você e sua família apreciam. Nossos empreendimentos são sintonizados com as tendências do setor imobiliário, a fim de aproveitar espaços, priorizar a qualidade de acabamentos e facilitar as formas de pagamento para você.

Com 10 anos de história, a empresa busca inovar desde o início, ao oferecer obras sustentáveis, rápidas e repletas de qualidade, do projeto até a entrega. Nossas certificações de qualidade, a exemplo da ISO 9001 e PBQP-H Nível A, comprovam o padrão que oferecemos a clientes e parceiros.

Gostou do nosso conteúdo? Separamos mais três artigos de que você também irá gostar:

Até a próxima!

© 2021 - Todos os direitos reservados