Financiamento de imóveis para aposentados: confira qual é a idade máxima

idosos podem financiar imóveis

Quem já está na terceira idade e quer comprar um apartamento ou uma casa por meio de um financiamento imobiliário precisa considerar a idade máxima determinada pelas instituições financeiras.

Muitas pessoas deixam para comprar o próprio apartamento no período de aposentadoria pela estabilidade e pelo sossego dos que querem desfrutar na terceira idade. Além disso, é possível que queiram adquirir novos imóveis, como casas e chácaras. Para tanto, é preciso entender como funciona o limite de idade. Confira!

Como funciona o financiamento para aposentados

Existem linhas de crédito imobiliário oferecidas por instituições financeiras que são específicas para pessoas com idade superior a 60 anos.

Os idosos podem ter acesso a financiamento para comprar imóveis com o objetivo de morar ou até mesmo para fins comerciais. Para isso, é preciso não ter restrição de crédito e comprovar que tem renda suficiente para arcar com as parcelas.

As instituições financeiras consideram a expectativa de vida dos brasileiros para fazer o cálculo do prazo de pagamento do financiamento.

O financiamento imobiliário geralmente cobre 80% do valor total do imóvel, e o beneficiado tem até 35 anos para pagar de forma parcelada. Já para pessoas acima de 60 anos o financiamento dura no máximo 20 anos.

Leia também: É possível comprar um apartamento sem entrada pelo Minha Casa Minha Vida?

Idade máxima para financiar um imóvel

Segundo a Resolução CNSP nº 205 da Superintendência de Seguros Privados, as instituições financeiras devem liberar créditos de forma que o beneficiado tenha no máximo 80 anos e 6 meses na data de pagamento da última parcela.

Ou seja, depende de quanto a pessoa tem disponível mensalmente para pagar as parcelas, qual a sua idade vigente e em quantos anos o financiamento pode ser parcelado.

Principal regra do parcelamento para idosos

Uma pessoa de 60 anos completos que atende a todos os requisitos pode ser beneficiada com um financiamento que pode durar até 20 anos e 6 meses. Assim, a última parcela do financiamento será paga quando o indivíduo tiver 80 anos e 6 meses de vida.

Caso ela tenha 70 anos completos, o financiamento pode até ser liberado, mas, além dos requisitos financeiros, a pessoa terá apenas 10 anos e  6 meses para quitar a dívida.

Por que existe limite de idade para fazer um financiamento imobiliário?

Com a idade avançada, as instituições financeiras consideram que a probabilidade de sinistro é muito maior.

Embora possa acontecer em qualquer idade — e por isso mesmo existem os seguros habitacionais —, na terceira idade há um aumento dos riscos de acidentes e doenças que causam invalidez ou até mesmo levam ao falecimento.

Dificuldades do financiamento para aposentados

Além da limitação do prazo de quitação da dívida já explicada, as possibilidades de tipos de imóveis ficam limitadas porque o valor total liberado pelas linhas de crédito considera a renda mensal dos aposentados, que fica entre R$ 1.100 e R$ 6.101,06.

Além disso, as parcelas do financiamento levam em consideração o seguro de Morte e Invalidez Permanente (MIP). Como as pessoas mais velhas estão mais suscetíveis a situações que colocam suas vidas em risco, o percentual do MIP costuma ser mais alto.

Idosos precisam comprovar renda maior?

Não. Os aposentados não precisam comprovar uma renda maior. O que ocorre é que o financiamento deve comprometer no máximo 30% da renda mensal do solicitante e, considerando a limitação de prazo para quitação da dívida, pode ser mais difícil chegar a parcelas com essas condições.

Vantagens do financiamento para aposentados

Apesar das dificuldades, alguns pontos da vida de um idoso podem oferecer vantagens no momento de solicitar um financiamento imobiliário.

FGTS

Quem guardou o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), resultado dos longos anos de trabalho, pode fazer uso desse valor para dar uma boa entrada e assim diminuir a quantia que a instituição financeira vai disponibilizar.

Quanto maior é a entrada, menor é o valor do financiamento, o que é muito importante para os idosos, que não terão direito a prazos longos para quitação da dívida.

Aposentadoria

Embora haja uma limitação do valor emprestado por causa da média baixa da aposentadoria, esse valor fixo mensal que o idoso recebe é uma segurança para as instituições financeiras.

A pessoa aposentada não corre os mesmos riscos de uma pessoa que trabalha com carteira assinada, por exemplo.

Procurando apartamentos em Campina Grande? Confira as opções da Wanderley Construções

Campina Grande é uma das cem cidades eleitas como as melhores do Brasil para viver. Muitas pessoas querem morar aqui, mas é importante escolher um imóvel de acordo com as suas necessidades e preferências.

A Wanderley Construções, além de facilitar a compra de apartamentos com parcelamento da entrada e dos documentos, planeja, constrói e entrega imóveis nos melhores bairros de Campina Grande para garantir ainda mais segurança e satisfação dos moradores.

Connect Residence 

Localizado na Rua Inalda Meira Gayoso, no bairro Bento, o condomínio conta com uma área social completa com três ambientes gourmet com churrasqueira, snooker bar, piscinas (adulto e infantil), playground, espaço pet, petcare, brinquedoteca, delivery room, coworking com 2 salas privativas (espaço coletivo de trabalho), horta coletiva, academia, pista de caminhada e praça de convivência.

Os apartamentos do Connect Residence têm dois quartos, sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço, banheiro social, além da opção com espaço externo privativo.

Connect Residence
Coworking do Connect Residence

Ares de Cruzeiro

Localizado na Rua Francisco Alves, 1.550, no bairro Cruzeiro, é um verdadeiro resort urbano que tem dois quartos, banheiro social, salas de estar e jantar integradas, cozinha e área de serviço integradas.

Os moradores desse empreendimento contarão com diferenciais, como: mini quadra poliesportiva, bicicletário (com quatro bicicletas compartilhadas), espaço pet, praça teen, horta coletiva, pomar, brinquedoteca, salão de jogos e espaço beleza.

Ares de Cruzeiro
Ares de Cruzeiro

Entre em contato conosco

Ao todo, são mais de 33.000 m² que somam mais de 610 unidades habitacionais planejadas, construídas e entregues pela Wanderley Construções com todos os protocolos de segurança e alto padrão de qualidade.

Não tenha dúvida de que, se você deseja morar em Campina Grande, os empreendimentos da Wanderley Construções oferecem os melhores apartamentos, opções de lazer, facilidade de acesso a serviços importantes e muita segurança.

Para mais informações, entre em contato conosco pelo nosso site.

Até a próxima!

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog

x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua cidade

© 2021 - Todos os direitos reservados